quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Análise - The Sims 4


Olá pessoal, dessa vez trago uma postagem voltada mais para o lado de análise. Percebi que eu precisava compartilhar com vocês minha sincera opinião sobre o mais recente jogo da franquia The Sims, o The Sims 4.

Primeiramente, gostaria de ressaltar que aqui, deixarei minhas impressões  não só sobre a jogabilidade que o jogo trás ou as diferenças em relação aos seus antecessores mas também o fator principal que é a diversão e a Simulação de vida.

Desde de quando surgiram as primeiras imagens da 4° geração, surgiu não só a mim mas a toda comunidade The Sims o fator "Desconfiança". Sites e revistas disponibilizavam imagens que mais se relacionavam ao nosso conhecido The Sims FreePlay do que o nosso amado e muitas vezes odiado The Sims. Aos poucos a comunidade foi se tornando menos apreensiva. Comentários e reclamações pipocavam aos montes nas redes sociais. Afinal de contas, como poderia um jogo ter regredido tanto em relação ao seu antecessor?
É fato que o The Sims 3 abriu inúmeras fronteiras. Trouxe gráficos muito evoluídos em relação a 1° e 2° geração e trouxe o famoso mundo aberto e a senão mais importante ferramenta Criar um Estilo. A terceira geração se focou mais no modo Criação e Personalização do que com a jogabilidade; um estilo mais voltado a construções grandiosas que foi se tornando cada vez mais aprimorado com o passar dos anos por meio de atualizações, expansões e Store.
As modificações relacionadas ao corpo dos sims foram o foco da 3° geração. Sims lindos, com corpos esculturais. Não que não existissem nos jogos passados, mas dessa vez tinham ganhado realmente mais terreno. Desde então, mesmo com o jogo repleto de bugs (estes também causados pelas modificações da comunidade) The Sims 3 se tornou "A" referência.
Aos poucos renders do The Sims 4 foram sendo vazadas e divulgadas. Sims com cara de massinha e cabelos com aspecto sujo (grudados) foram sendo alvo de algo que pode também ser chamado de "preconceito". Desde então o jogo foi sendo alvo sempre de criticas negativas, podendo ser chamada de era "nada tem". Quase todos os dias, eram divulgadas listas por fãs sites especulando e listando coisas que não viriam na 4° geração. No inicio, o jogo quase não tinha marketing. Era um verdadeiro indigente no meio a tantos lançamentos que surgiam ao ano. Isso deixou os fãs com muito receio.

Receio este,  que fez com que muitos não comprassem o jogo na semana do seu lançamento. Os gráficos melhoraram 100% em relação as imagens iniciais. Os Sims ficaram realmente muito bonitos. Mas o receio e a desconfiança antes implantada na comunidade The Sims surtiu muitos efeitos. Quem nunca reclamou do TS4 que atire a primeira pedra. Muitos compraram o jogo achando que este seria um total fracasso, o que agora, depois de seu lançamento, vem caindo por terra.
Recebi hoje (09/09/2014), minha cópia original da 4° geração. Posso dizer que, com certeza, os fãs de carteirinha da série vão achar diferença no quesito construção. O mundo apresenta poucos espaços para construção, o que não ofusca a precisão e aprimoramento do modo . Muito pelo contrário. O jogo melhorou e muito no quesito fluidez. Janelas podem ser colocadas em alturas diferentes. Infinidades de pinturas e posters podem ser colocados em uma mesma parede em qualquer altura, luminárias são ajustáveis junto de Televisões e quaisquer aparelhos que possam ser colocados sobre algum cômodo.
Posso dizer que algumas coisas saíram do The Sims 4. Ele possui um mundo semi-aberto formado por subconjunto de bairros. No momento não é possível a criação de piscinas. Não existe um Criar um estilo mas o game trás a incrível multitarefa que deixa a franquia de cara nova. Trás as emoções. Que muitas vezes foram alvo de gracinhas e piadas de alguns, dizendo que não seria nada inovador.
As emoções deixam os Sims incríveis. Seja no modo de conversar, agir, se relacionar etc. O jogo trás uma gama de itens e interações que levam o jogador a dar risada dos momentos passados junto dos Sims. Eu também estava com medo que tudo isso não passasse de puro marketing da empresa, pois convenhamos, não é de hoje que somos enganados com falsas promessas dos produtores.

The Sims 4 trás o que posso dizer de ressurreição da franquia. Um game criado do zero que pretende nos levar de volta as origens, focando na diversão e na Simulação. Não perca a chance de adquiri-lo, você irá se surpreender.
Nos primeiros minutos de jogo, estava com aquela influência na cabeça de que o jogo era ruim. Mas depois de algumas horas me "achando" dentro do game (que será normal, já que o jogo foi totalmente readaptado. As abas estão bem diferentes e intuitivas e demandarão certo tempo para se acostumar) consegui realmente ver quão bom o jogo é. Grupos de Sims andam pelos bairros. Muitos mesmo. Você não ficará em momento algum sem alguém por perto. O jogo está de certa forma mais difícil, o que eu acho bem interessante.
As caras e bocas dos Sims tem muito mais veracidade, deixando qualquer expectativa negativa para trás, embora faltem algumas coisas, como piscina ( virá em atualização posteriormente), que até o momento não me fez falta alguma. Os objetos e interações apresentados até o momento preenchem perfeitamente esses espaços vazios de conteúdo existentes no TS3. Existe agora um sistema de recompensa muito melhor, aonde é necessário ter certas habilidades e certos níveis de carreira para desbloquear certos traços, objetos e até mesmo interações especiais como a famosa boneca voodoo, que só pode ser adquirida por Sims com certo nível de maldade (acredite, maldade é uma habilidade nessa geração, é maravilhoso).

Espero que minha opinião em forma de análise ajude de certa forma na maneira de como o TS4 é visto por todos nós. Vamos dar uma chance ao jogo e permitir que a 4° geração seja de longe a melhor de todas, pois afinal de contas, todos amamos essa franquia e que façam-se Sims.

9 comentários:

  1. Muito bom Jonathan ! Realmente eu amo o The Sims, e claro vamos dar uma chance. Ainda não tenho o meu. mas com certeza vou gostar . ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, aos poucos vamos aprendendo novamente a jogar. Nada que não possamos nos adaptar. E obrigado Norma :D

      Excluir
  2. Ah sim, eu ouvi muitas reclamações de vários simmers sobre o novo jogo. Até eu reclamei um pouco devido às piscinas e à tela de carregamento. Sempre quis comprar o jogo mesmo não gostando dele, mas por enquanto tenho o pirata porque a minha mãe não me deixa comprar o jogo.

    Estive ainda há pouco a jogar e não estava muito animada quando comecei. Acabei de jogar e continuo não estar animada. Eu gosto muito dos gráficos, estão lindos, e nas roupas/cabelos/etc. tem muito mais escolhas do que os Sims 3 tinha. Mas os "sentimentos", o foco principal desta geração de sims, simplesmente não me entusiasmaram. Talvez haja algo de errado comigo, mas não me entusiasmaram. Acho que o mundo também está muito pequeno, não explorei muito, mas não parecia ter muita coisa. Acabei por desistir do jogo passado uma hora, estava a ficar com um tédio enorme, ainda por cima não sabia o que haveria de fazer.

    Enfim, gostei de ler a tua opinião.
    Bye bye ~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mundo realmente está muito pequeno, é uma pena. Mas obrigado pelo comentário, Katherine ! :D

      Excluir
  3. Blog fantástico, adorei a mudança!

    The Sims 4 não tem a opção de escolha de cores que tinha no The Sims 3, certo? Isso me desiludiu um pouco.
    Uma curiosidade? Poderemos construir paredes redondas?

    Beijinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A opção de cores até tem, cores e estampas, mas apenas as que estão disponíveis para cada item, roupa ou tinta de parede ou chão. Limitado, mas já ajuda muito.
      Paredes redondas não, no máximo octagonais. Mas tem terraços redondos.

      Excluir
    2. Obrigado BeAz ! Sim, no momento a opção de escolha de cores não está presente no jogo. Paredes redondas infelizmente ainda não é possível construir, mas os cercados e as fundações podem ser arredondadas.

      Excluir
    3. Obrigada Kabuk e Jonathan!
      Tinha esperança nessas paredes redondas, não acredito que apareçam com alguma expansão, uma falha grave, na minha opinião.
      Quanto às cores, haviam melhorado no Sims 3 dando aquela enorme variedade de escolha de cores, para agora perdermos essa opção, é como se andássemos de cavalo para burro, como dizemos aqui que em vez de melhorar, piora.

      Beijinho!

      Excluir
  4. Amo the sims 4 alem de poder baixar e jogar com o sim em apenas 1 click

    ResponderExcluir